Shiatsu

O Shiatsu é uma massagem terapêutica japonesa de reequilíbrio físico e energético, com raízes na Medicina Tradicional Chinesa. Atua pela pressão exercida pelos polegares, dedos e palmas das mãos, massagem localizada, alongamentos e mobilização articular.

A sua função é essencialmente preventiva, reequilibrando a energia vital e activando o potencial natural de cura do organismo. Ajuda a corrigir disfunções orgânicas, liberta tensões e promove a saúde e o bem-estar físico e psicológico.

Efeitos e Benefícios
Através das mobilizações, alongamentos e pressão exercida sobre determinados pontos que funcionam como centros nervosos, o Shiatsu estimula o aparelho circulatório, o sistema linfático e hormonal, reforça o sistema imunitário, regula o sistema nervoso autónomo, ajuda a libertar toxinas e a eliminar as causas que originam o aparecimento de sintomas.

A massagem Shiatsu é profundamente relaxante e revigorante, permitindo conservar o corpo saudável, flexível e equilibrado.

Indicações
0 Shiatsu é fortemente indicado em situações de tensão, fadiga física ou mental, dores de cabeça, dores musculares, dores de costas, ciática, problemas digestivos, problemas respiratórios, insónias, depressão, stress e ansiedade, entre outros.

Revela-se muito eficaz como coadjuvante a práticas médicas ou psicológicas. 

O Tratamento
O tratamento é definido individualmente, de acordo com a situação específica de cada pessoa.
A sessão tem uma duração de 45 a 60 minutos.
O shiatsu pratica-se com roupa leve e confortável.
Deve-se evitar o consumo de estimulantes e refeições pesadas no dia do tratamento.

Sessões de Shiatsu disponíveis no Aravinda Yoga Shala com Joana Menano – Formada pela Escola Internacional de Shiatsu em parceria com o Instituto Macrobiótico de Portugal, entre 1998-2001.