Recomendações Gerais

Quais são as Recomendações gerais para a prática do Yoga?

O Aravinda Yoga Shala dá-lhe, desde já, as boas vindas e agradece a sua preferência! Seguem-se algumas recomendações gerais para que possa tirar o melhor partido possível das aulas.

Em primeiro lugar, se ainda não é aluno do Aravinda Yoga Shala, sugerimos que marque uma aula experimental, assim pode conhecer o nosso trabalho e verificar se vai de encontro aquilo que procura.

Deverá confirmar junto do seu médico se o seu estado actual de saúde implica alguma restrição na execução de algum tipo de movimento ou postura corporal, e informar-nos dessa situação.

Procure chegar 10 minutos antes da hora da aula, de modo a ter tempo para trocar de roupa com calma e poder receber alguma atenção por parte do professor antes de começar a prática. Caso chegue com maior antecedência, evite tocar à campainha, para não interromper outras atividades que possam estar ainda a decorrer. Não é permitida a entrada com mais de 10 minutos de atraso.

Por favor, mantenha o telemóvel desligado enquanto se encontrar no Aravinda Yoga Shala.

Evite a utilização de adereços (ex: relógios, colares, brincos, etc.) que possam magoá-lo durante a prática, e evite usar perfumes intensos que poderão ser incomodativos para si e para os outros praticante (lembre-se que no Yoga respiramos profundamente, e o olfacto fica bastante mais sensível).

Por uma questão de higiene, é aconselhável que cada praticante utilize o seu próprio tapete, mas se não tiver, poderá utilizar os tapetes do estúdio. Se transpirar muito, traga por favor uma toalha.

Use roupa leve e confortável, para facilitar os movimentos corporais.

A prática proporciona um aumento da temperatura corporal, pelo que a roupa deve ser fresca. Apenas no inverno poderá sentir necessidade de usar algum agasalho extra durante o relaxamento final.

Não necessita de qualquer calçado nem de meias. Pratica-se Yoga descalço para ter uma boa aderência e contacto com o chão.

Deve vir de estômago vazio para as aulas (2-3 horas após refeições leves / 3-4 horas após refeições pesadas).
Assim não é recomendável beber água imediatamente antes ou durante a prática.

Esforce-se sem forçar! Siga a orientação do professor e a sua própria intuição, evitando passar os limites daquilo que é confortável e seguro para si.

O Yoga estimula uma maior introspeção e tranquilidade interna. Pedimos que respeite este estado geral de serenidade enquanto se encontrar no Aravinda Yoga Shala!

Essas são as nossas recomendações gerais. Veja também Perguntas Frequentes