Efeitos e benefícios do Yoga

Veja quais são os efeitos e benefícios do Yoga

O Yoga é um completo sistema de desenvolvimento pessoal que, por meio de técnicas ancestrais, promove o desenvolvimento de todas as faculdades humanas. Isto é, faculdades físicas, emocionais, mentais e espirituais.

Os efeitos e benefícios do Yoga são:

  • A nível Físico, o Yoga é um sistema de manutenção da saúde. Através de um completo programa de posturas físicas permite alongar, fortalecer, tonificar e alinhar todo o corpo. A consciência corporal é fortemente desenvolvida. Assim, promove a adopção de estilos de vida mais saudáveis com uma acção profilática ao nível da saúde em geral.
  • A nível Emocional, a prática do Yoga promove um estado de calma e tranquilidade. Isso contribui para uma maior estabilidade emocional, libertação das tensões acumuladas e redução dos níveis de ansiedade. As técnicas de relaxamento e a focalização da atenção durante a prática do Yoga aumentam as estratégias internas para lidar com o stress quotidiano.
  • A nível Mental, a prática do Yoga reduz a agitação da mente, aumenta os níveis de concentração mental, estimula a memória, a criatividade, a clareza mental, o discernimento e a capacidade de tomar decisões.
  • A nível Espiritual, o Yoga é um sistema de desenvolvimento pessoal, harmonizando o indivíduo consigo próprio e com tudo o que o rodeia. O Yoga ajuda cada pessoa a traçar e percorrer o seu próprio caminho. Certamente estimula a capacidade de superação de obstáculos através de um maior auto-conhecimento e auto-confiança. Razão pela qual conduz a uma maior realização pessoal.

“A saúde é um estado de completa harmonia do corpo, mente e espírito. 

Assim, quando alguém está livre de limitações físicas e distracções mentais, os portões da alma abrem-se”. (B.K.S. Iyengar)

Veja também Significados e dimensões do Yoga